103 ANOS: Dona Severina Maria da Conceição Andrade é a mulher mais velha de Quixelô

Oficialmente no registro são 103 anos, mas ela tem mesmo é 105 anos. Potiguar de nascimento, da cidade de Jardim do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, dona Severina Andrade nasceu em 15/02/1912 mas o registro só seria feito em 1914.
Segundo ela mesma informa, “a igreja onde eu fui batizada foi destruída pelo bando do Lampião e queimaram todos os batistérios. Meu pai com medo registrou errado meu ano de nascimento.” Afirma.
Depois que saiu de Jardim do Seridó (RN) dona Severina foi para Belém da Paraíba e, anos depois, em 1969, veio ao Ceará e acabou se estabelecendo em Quixelô.
Casada duas vezes dona Severina ficou viúva com 30 dias de casada e já estava grávida do primeiro filho. No segundo casamento teve mais 7 filhos. Dois já faleceram. Guerreira, podemos dizer que dona Severina riu da cara da morte ao sobreviver a um câncer de mama.
Perguntamos qual o segredo de viver tanto e viver bem. A resposta foi imediata: “Viver sem estresse. Em paz.” Enfatiza dona Severina.
Dona Severina não tem pressão alta, nem diabetes e muito menos problemas no coração. A dieta é de fazer inveja a muitos jovens. Come tudo que gosta, mas sem exageros. Carne de porco ela não gosta e o capote ela evita, pois acha ‘pesado demais’ para a sua idade.

Com um dos filhos
O legado de dona Severina é composto por 8 filhos nascidos de parto normal e em casa; 21 netos,15 bisnetos e 4 trinetos.
Quem pensa que ela vive deitada ou que precisa de ajuda para se levantar está redondamente enganado. Dona Severina levanta-se rápido, caminha bem e sem dificuldades, tem boa audição e vê bem. Outro detalhe importante: é bastante curiosa. Tudo que acontece na rua onde mora ela quer saber.
O filósofo Sêneca afirmava que “era melhor viver bem do que viver muito.” Mas dona Severina contraria o filósofo ao mostrar que dá sim para viver muito e viver bem.
Dona Severina é nossa gente. É da nossa terra. É Quixelô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *