Prefeitura faz reunião com os piscicultores de Jiqui

A Prefeitura Municipal de Quixelô realizou no último dia 11 de Abril, uma reunião com a Associação de Piscicultores e Artesãos do Sitio Jiqui no intuito de discutir ações para melhorar o acesso na comunidade, no qual a atual gestão se comprometeu a realizar o trabalho, tendo inclusive disponibilizadas as máquinas, já para iniciar os trabalhos de melhoramento do local.

Estiveram presentes na reunião, a Prefeita Fátima Gomes, o Secretário de Empreendedorismo Edmilson Filho, o gerente do Banco do Brasil Sr. Cândido, o veterinário e empresário Paulo Landim, a coordenadora de projetos da Secretaria de Empreendedorismo e membro da comunidade Gesilene Josino, a ex-presidente da colônia de pescadores de Quixelô Grecilda e o técnico da empresa fornecedora de Ração Fri-Ribe o Sr. Alison, além de todos os coordenadores dos grupos de criadores.

Na ocasião foi discutida a capacitação dos produtores, onde o secretário de empreendedorismo já anunciou um curso de beneficiamento do pescado, previsto para iniciar até o meio do ano, com o objetivo de formar agentes multiplicadores para qualificação desta mão de obra na comunidade, para que estes possam aprender técnicas de filetagem e tratamento do pescado.

O Gerente do Banco do Brasil, o Sr. Cândido disse que está juntamente com o Dr. Paulo Landim em negociação com a Petrobrás, para fazer uma parceria na coleta das vísceras, tornado a cadeia produtiva, ainda mais interessante e rentável, além de favorecer o desenvolvimento sustentável. Já o Sr. Alison, fez questão de apresentar dados reais sobre o impacto financeiro na comunidade e principalmente no município de Quixelô com esta iniciativa.