Emocionante história de vida de mais uma das homenageadas com o título Mulher Guerreira

JOANA DIONÍZIA DE JESUS

Prefeita Fátima Gomes entrega título de Mulher Guerreira a Dona Joana
Joana Dionizia de Jesus nasceu em Saboeiro-Ce , filha da dona Dionizia e seu Joaquim, constituída por 14 irmãos, uma família humilde que tiravam o sustento pra sobreviver da agricultura. Iniciou os estudos com 12 anos, mas não concluiu por falta de condições, já que seus pais mudavam-se constantemente de cidade procurando melhorias. Era uma sonhadora cheia de expectativas da vida, dedicada e esforçada, cuidava do lar e ajudava sua mãe na roça. As condições pesavam ainda mais, quando a seca chegava tudo castigava. Havia dias que faltava o que comer, era hora de mudar, era hora de mudança.
Sempre acordando cedo com esperança no olhar e uma luz no sorriso, contagiando tudo e todos. O tempo foi passando e ela foi mudando, cresceu, amadureceu e casou-se aos 18 anos, com Manoel teve 4 meninas: Mônica, Josefa, Simone e Francisca. Quando tudo se fazia cinza, Joana fazia colorida, tinha coragem e perseverança, apesar de pouco conhecimento, empenhava-se pelos estudos das filhas, queria ela um futuro diferente para as suas descendentes.
Aos 16 anos de casados, Manoel teve um AVC enquanto trabalhava na roça, o medo fez morada, mas Joana se fez esperança, cada nova batalha nascia uma guerreira. Apesar das condições ainda difíceis Manoel foi se recuperando com uma ajuda constante de suas filhas e esposa.
Após 2 anos, Manoel sofreu outro AVC, esse mais voraz e com consequências mais sérias. O mesmo passou 22 dias respirando com auxílio de aparelhos, a família em desespero, enquanto Joana era a fortaleza, se manteve firme, cuidando, auxiliando e orando.
Hoje faz 5 anos e 4 meses que Manoel não fala, não anda, mas que se diz feliz porque reside com pessoas que o ama, que vem ajudando e alegrando a cada novo dia.
Joana é essa mulher, que aqui representa tantas outras, uma mãe dedicada, uma esposa amorosa e acima de tudo, uma guerreira que nasceu para VENCER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *