IX Conferência de Assistência Social é realizada é Quixelô

Garantir os direitos do fortalecimento do SUAS em meio a maior crise moral e financeira que pode nos levar de volta a figurar no mapa da fome da miséria. Este foi o desafio lançado na IX Conferência de Assistência Social realizada na Escola Gonzaga Mota pela Prefeitura de Quixelô, através da Secretaria de Assistência Social.

 

A Prefeita Fátima Gomes em seu pronunciamento falou do carinho com que acompanha o trabalho da Secretaria de Assistência Social e da sua preocupação com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que mede a qualidade de vida da população de Quixelô, o qual ela considera ainda muito baixo apesar de tudo o que já foi feito. Além disso, disse a prefeita que é necessário “alavancar políticas públicas que protejam a família.”

Na abertura aconteceram apresentações do Canto Coral; que cantou o Hino de Quixelô e um show de guitarra e violão de Marcos Ryan e Emanuel que tocaram ‘Anunciação’ de autoria de Alceu Valença. Por último foi a vez da apresentação da coreografia ‘Flor do Mamulengo’ a cargo do grupo da Terceira Idade, do CRAS, que roubou a cena e ganhou muitos a aplausos e elogios dos presentes.

A abertura oficial do evento ficou a cargo de Silvia Macedo, presidenta do CMAS que destacou que “este encontro é para avaliar, propor e cobrar pois as ações de assistência social no município não podem ser vistas como caridade, mas como proteção a dignidade das pessoas que estão em situação delicada, que podem envolver desde uma simples necessidade básica à estar preso a situações de violência.” Finalizou a presidenta.

A palestra de Nerina Guimarães, assistente social de Acopiara e Jucás, abordou o tema principal do evento – garantia do direito do fortalecimento do SUAS – e detalhou os 4 eixos de ação do trabalho de assistência social.

Após a palestra os presentes foram divididos em 4 grupos que produziram, cada um, um tema de assistência social direcionado ao SUAS. A partir desse debate cada grupo preparou propostas a nível de município, estado e união. Depois da apresentação e da consolidação do documento em um único plano chegou o momento de eleger os delegados que irão participar da Conferência Estadual, em Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quixelô no ZAP! Ouças as principais notícias