NASF de Quixelô realiza atividades alusivas ao Outubro Rosa

IMG_21584383846611

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) de Quixelô vem realizando várias atividades neste mês, várias ações de promoção da saúde e autoestima das mulheres em comemoração ao Outubro Rosa no combate ao câncer de mama.

Uma equipe do NASF de Quixelô está realizando atividades e tirando duvidas da população sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero nas Unidades de Saúde da Família do município.

Sobre a data

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa, foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. A partir de outubro de 2008 varias entidades relacionadas ao câncer de mama espalhadas por todo o país resolveram aderir à campanha.