PREFEITA FÁTIMA GOMES INAUGURA CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL EM QUIXELÔ

Foi inaugurado nesta terça-feira dia 31 de março de 2015 o Centro de Inclusão Digital, Social e Cultural de Quixelô – CID.

Mais uma realização da Prefeitura Municipal de Quixelô – Administração Escrevendo uma Nova História, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, com a parceria do Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Iguatu.

O Centro de Inclusão Digital – CID é um ambiente com instalações e equipamentos que permitem a realização de cursos profissionalizantes e de atividades socioculturais. Além de favorecer a democratização do acesso à informação, por meio de biblioteca multimídia, laboratório de informática, sala de videoconferência e ambientes polivalentes.

O CID atenderá, em média, a 200 estudantes. O espaço conta com 10 computadores e, além de oferecer cursos de capacitação, será mais um instrumento para que a comunidade quixeloense fique antenada nos Programas de Inclusão Social e Digital e no acesso aos serviços públicos. Pois é um espaço para atender as necessidades da comunidade, para aproximar as pessoas do poder público e dos serviços disponíveis por meio digital.

Foi com esse objetivo que a Administração Escrevendo uma Nova História firmou parceria com o INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ – IFCE CAMPUS IGUATU para trazer esse Centro de Inclusão Digital para Quixelô.

As iniciativas nessa área visam garantir a disseminação e o uso das tecnologias da informação e comunicação orientadas ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico, centrados nas pessoas, em especial nas comunidades e segmentos excluídos.

É também com inclusão digital que o cidadão exerce a sua participação política na sociedade do conhecimento.

A Solenidade foi conduzida pelo Cerimonialista da Administração Idalmi Pinho e estiveram presentes a Prefeita Fátima Gomes, o Secretário Municipal da  Cultura, Turismo, Desporto e Juventude – Adail Alves Macedo, representando o Legislativo Municipal – Vereador Raimundo Gomes, o Diretor Geral do Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Iguatu – Dijalma Honório Nogueira, e outros representantes da referida Instituição como também os demais Secretários Municipais e outros servidores públicos e contou ainda com um público dos alunos que irão participar dos cursos oferecidos pelo CID.

Após as falas das autoridades a cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa de inauguração do CID, visita às instalações e um coffee break.