PREFEITURA DE QUIXELÔ REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE NA COMUNIDADE DO FAÉ

Prefeitura Municipal de Quixelô – Administração Escrevendo uma Nova História através da Secretaria Municipal da Saúde realiza pré-conferência na comunidade do Faé, nesta quarta-feira, 13 de maio em preparação para a Conferência Municipal da Saúde que será realizada até o final do mês de julho do corrente ano.

As conferências nos distritos são organizadas e realizadas pelos profissionais da saúde do município tendo a frente o Secretário Municipal da Saúde Dr. Rilson Andrade. Estiveram presentes também, a Prefeita Fátima Gomes, os profissionais da saúde, representantes de Entidades e Associações Comunitárias do local.

Neste ano de 2015 teremos a oportunidade de vivenciar um importante processo democrático e participativo  – A 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS). A Conferência está prevista para os dias 1 a 4 de dezembro, em Brasília, com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”.

O Tema das conferências seguirá o Tema da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS) – “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. A proposta é apresentar o posicionamento da diretoria do CONASEMS diante do tema apresentado, destacar a importância de se promover discussões qualificadas com cidadãos e cidadãs sobre os rumos da saúde, defender os princípios e diretrizes constitucionais deste direito, e fortalecer o papel protagonista dos gestores municipais na construção dos Planos Estadual e Nacional de Saúde.

Na realização da Conferencia Municipal, serão refletidas e implementadas as discussões colhidas nas pré-conferências distritais e as que forem também construídas na Conferência Municipal que farão parte do relatório final da conferencia e encaminhada para a Conferencia Estadual juntamente com os delegados eleitos que representarão o nosso município e defenderão nossas propostas na Conferência Estadual e/ou na 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS).

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é construída de forma ascendente, com Etapas Municipais que iniciam em abril. Este é um rico momento de diálogo e debate sobre o destino do SUS. Esta etapa não pode ser vista apenas como um evento comemorativo com fim em si mesmo, mas como um processo contínuo que envolva de forma ampla todos os brasileiros.

Considerando a responsabilidade dos gestores municipais do SUS quanto à realização das Etapas Municipais, o CONASEMS vê como pertinente lançar nota técnica com o intuito de esclarecer, orientar e incentivar o conjunto de secretários e secretárias municipais a realizar as Etapas Municipais da Conferência Nacional.

Nesse contexto, o município de Quixelô parte na frente cumprindo o calendário das etapas municipais, por entender da importância de se promover uma política pública para uma saúde de qualidade.

Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Quixelô

Administração Escrevendo uma Nova História.