Quixelô é a única cidade cearense contemplada pelo PELC

O município de Quixelô foi contemplado com o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) Povos e Comunidades Tradicionais, elaborado pelo Governo Federal através do Ministério dos Esportes. O Programa visa promover o acesso das comunidades, em diversas faixas etárias, às atividades físicas, esportivas, lazer e recreação que são essenciais para o desenvolvimento pleno de uma sociedade com autonomia, que interage entre si, que se preocupa com a saúde e bem estar, e que agrega valores de boa cidadania.

De acordo com o Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude do Município, Adail Alves Macedo, Quixelô foi à única cidade cearense a ser contemplada com este Programa, que atenderá todas as idades e será voltado para a população da Zona Rural.

Além disso, o Secretário Adail afirma que o município vai ganhar três núcleos e cada um terá dois sub-núcleos. Um núcleo será no Gaspar que terá dois sub-núcleos: um na localidade de Cunhã Poty e outro no Jiqui. Outro núcleo será no Vale do Faé com os sub-núcleos localizados nas comunidades de Madeira Cortada e Sitio Tapuio. E por fim o núcleo de Antonico com os sub-núcleos no Caldeirão e Mata Pasto. 

“É importante ressaltar que em todos esses locais serão realizadas várias atividades de alongamento, artesanato, musicais, sessão de filmes, jogos interativos, além de oficinas com diversas modalidades esportivas, dentre elas: Futsal, Vôlei, Basquete, Ginástica, Dança, dentre outras” completou o secretário. Ainda segundo Adail serão selecionados 18 agentes sociais, 1 coordenador para cada núcleo e 1 coordenador pedagógico.

Segundo a Prefeita Fátima Gomes, que ficou muito feliz ao receber esta notícia, é lamentável pensar que os jovens quixeloenses passaram tantos anos sem projetos que estimulassem a integração social, o esporte e a cultura. “O PELC vem propor justamente esta convivência social, ele é feito pela comunidade e para a população, porque as atividades serão desenvolvidas pelo povo destas localidades. Esta é a nova história do esporte de Quixelô, sendo escrita pelo Governo Municipal”, ressaltou a Prefeita. 

logo pelc-blog