QUIXELÔ REALIZA A VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Prefeitura Municipal de Quixelô – Administração Escrevendo Uma Nova História, realizou na última sexta-feira, 07 de agosto de 2015, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”.

O evento foi preparado nas pré-conferências realizadas nos Distritos com um aumento importante da participação da sociedade civil, e representantes do poder público para garantir a definição de políticas públicas cada vez mais democráticas. Para consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026 a VIII Conferência Municipal de Assistência Social inclui palestras com usuários de políticas sociais, entidades e organizações ligadas ao tema.

O objetivo da Conferência é construir proposições para o desenvolvimento de mais 10 anos da Política de Assistência Social.

Os participantes puderam debater o tema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, trazendo como eixos de trabalho: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferências de renda; O pacto federativo e a consolidação no SUAS; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Para a abertura oficial, tivemos a apresentação artística do Coral Canto Livre (Idosos) SCFV e dos adolescentes Violinistas do SCFV do CRAS. Foi composta a mesa com as seguintes autoridades: Prefeita Fátima Gomes, Vereador Maurício Coelho, Secretária Municipal da Assistência Social Maria Elane Fausto, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sílvia Macêdo, a Técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará e Palestrante Magna desta Conferência a Senhora Heleni Melo, representando o Centro de Referência de Assistência Social de Quixelô a psicóloga Iraci de Lima, Elizabete Costa Presidente do COMDICA, Francisca Natalia Gomes Barreto articuladora do Selo UNICEF no Município e representando os Usuários da Política de Assistência Social Maria Kátia Oliveira.

A execução do Hino Nacional foi cantado pelo Coral Canto Livre do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A leitura e aprovação do Regimento da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Quixelô foi lido pelo Instrutor de Teatro do CRAS Aurício Araújo.

Após os discursos das autoridades, foi ministrada uma palestra com o tema: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. Palestrante: Heleni Melo – Técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. Depois foram para as divisões temáticas e trabalho em grupo, plenária, aprovação e encaminhamento das propostas, eleição dos delegados para a conferência estadual, etc.