Quixelô unida para a conquista do Selo Unicef

Foi realizado, nas instalações da Câmara Municipal, o I Fórum Comunitário para Construção do Plano Municipal de Ação para Proteção Integral das Crianças e Adolescentes do Município de Quixelô.

Com este primeiro fórum do Selo Unicef, onde são feitos planejamentos e identificadas ofertas de serviços e políticas públicas, a cidade de Quixelô avança ainda mais para se consolidar como município aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a certificação “Eu e Meu Município Crescendo Juntos”.

Segundo a Prefeita Fátima Gomes, a intenção e assegurar todos os direitos para os pequenos quixeloenses. “Através das nossas ações, a Administração Escrevendo uma nova História vem aos poucos promovendo a proteção integral de nossas crianças e adolescentes e dando uma melhor qualidade de vida aos nossos pequenos quixeloenses, reduzindo as desigualdades sociais e universalizando os direitos de todos”.

Durante os trabalhados do encontro houve dinâmica e debates entre os presentes ao evento. Houve ainda apresentações de crianças e adolescentes através de coral e música, mostrando que a arte e a cultura estão tomando espaços no dia a dia dos nossos jovens.

Saiba mais:

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma estratégia do UNICEF realizada em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões.

Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar, em um processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os objetivos alcançados por meio de indicadores e de debates nos fóruns comunitários.

Os Fóruns são espaços de engajamento da sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação de um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Tais ações buscam garantira igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, aprenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.