170 agricultores de Quixelô receberam títulos de propriedade rural

A prefeitura de Quixelô, em parceria com o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregaram, nesta sexta-feira (1º),  170 títulos de propriedade rural em Quixelô. Participaram do ato o secretário De Assis Diniz e o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE), José Wilson Gonçalves, a prefeita Fátima Gomes, o vice-prefeito Jackson Melo, o secretário Hélio Gomes da SDA de Quixelô, o presidente da Câmara Gilson Pereira, Márcio Peixoto do COAPE, vereadores e lideranças locais.

Esta é a segunda etapa de cessão do Programa de Regularização em 2019 realizado pelo Governo do Ceará. Para este ano a meta é entregar mais de 20 mil títulos de imóveis rurais, em 104 cidades. No ano passado 11.377 agricultores, em 84 municípios, assumiram a titularidade da terra. Em quatro anos (2015 a 2018), mais de 26 mil agricultores receberam seus títulos definitivos de posse, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

Hora de Plantar

O evento, que integra os festejos de 34 anos de emancipação da cidade de Quixelô, teve ainda a entrega de sementes de palma forrageira, mudas frutíferas e essências florestais do Programa Hora de Plantar.  Foram  200 mudas de cajueiro, 150 de aceroleira, 210 de cajazeira, 140 de mangueira, 970 essências de sabiá e 960 de aroeira.

A SDA, através da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (COAPE), disponibilizou ainda à Associação Comunitária Nossa Senhora das Graças, do Sítio Carnaúbinha do Faé, um kit de inseminação artificial, com investimento de R$ 2.697,50, beneficiando 20 famílias.

Caminhão baú para Quixelô

O secretário da SDA do Governo do Estado, Diassis Diniz, anunciou que Quixelô receberá um caminhão baú para ajudar no transporte dos alimentos adquiridos pelo PAA – Programa de Aquisição de Alimentos

Quixelô também foi contemplado para receber outros benefícios conquistados pela prefeita Fátima Gomes em parceria com a gestão de Camilo Santana.

Projeto São José IV

26 kits de Irrigação do Programa Irrigação na Minha Propriedade – PIMP;

PAA Alimento e PAA Leite (reativado e prorrogado);

Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.

Entrevistamos a prefeita Fátima Gomes, o secretário De Assis Diniz e o presidente do IDACE José Wilson sobre as ações da SDA para Quixelô. Confira o áudio:

 

Entrevistamos também Neyara Lage da coordenação de desenvolvimento da agricultura familiar – CODAF sobre distribuição de sementes:

 

Conversamos ainda com Mônica Macedo da coordenação do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Confira o áudio:

 

GALERIA DE IMAGENS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *