Alunos de Quixelô conquistam duas medalhas e catorze menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das  Escolas Públicas

Das 47.474 escolas inscritas na primeira fase em 2016, 13.930 são rurais. Elas participaram com 1,6 milhão de alunos – 322 deles conquistaram medalhas e Quixelô esteve entre eles e supera o desempenho em 2017.

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Em sua 12ª edição, a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze; e 42.482 foram agraciados com menções honrosas.

 

Premiados OBMEP 2017

 

Certificado de Menção honrosa – NivelI

Andre Lucas de Melo – EEF Antonio Alves Ribeiro

Leticya Emilly Lima Silva – EEF José Maia Filho

Maria Stéphane Rodrigues de Queirós – EEF Rita Barbosa Marques

Nivia Alves da Silva – EEF João Vicente Alves

Thayna Araujo Alves – EEF Rota Barbosa Marques

Nivel II

Francisco Nascimento Alves  – EEF José Maia Filho

Rivaldo dos Anjos Borges – EEF Joaquim Rodrigues da Silva

Medalha de Bonze Nivel I

Nivea Alves da Silva – EEf João Vicente Alves

Medalha de Prata Nivel III

Joel Oliveira Ferreira – EEM Luís de Gonzaga da Fonseca Mota

Menção Honrosa Nivel III

Certificado de Menção Honrosa EEM Luís de Gonzaga da Fonseca Mota

Luíza Geyslly Araújo Lima
Leonardo da Silva Ferreira
Zaquel Barbosa Ribeiro
Estefane Oliveira Souza
José Francisco Azevedo Silva
Maria Alice Silva
Maria Vanda Silva Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quixelô no ZAP! Ouças as principais notícias