
Aparecida, residente da Sede de Quixelô, veio junto com a filha, para aproveitar Dia D do Outubro Rosa. O evento realizado dia 20/10, na UBS Sede 1, teve na programação a realização de ultrassonografias mamárias previamente agendadas pelas 7 equipes do PSF; atendimento médico de enfermagem e odontológico voltado para as mulheres e palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher.
Dona Iraci Josefa, de 66 anos, residente nos Coqueiros, também chegou cedo para participar da palestra e das consultas destinadas a prevenção contra o câncer de mama.
Para Rílson Andrade, secretário de Saúde, esta ação vem se realizando com bastante sucesso há várias edições. “É uma determinação da prefeita Fátima Gomes que o número de óbitos provocados pelo câncer de mama seja reduzido, e isso, ano a ano, estamos conseguindo.”
Larissa Carvalho, secretária adjunta da Saúde informa que foram feitos cerca de 80 atendimentos no dia de hoje, sendo 30 consultas médicas, 35 ultrassons mamárias e 15 atendimentos odontológicos. Larissa informa que até o final de outubro serão realizados 50 exames de mamografia e 10 atendimentos com médico mastologista na Policlínica Regional sediada em Iguatu, Ceará.