PREFEITURA REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE QUIXELÔ

A Prefeitura Municipal de Quixelô. Por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, realizou, na sexta-feira dia 04 de setembro de 2015 no Ginásio Poliesportivo Francisco Amaro Guedes, a 1ª Conferência Municipal da Juventude de Quixelô que teve como tema geral: “A JUVENTUDE QUER PARTICIPAR” e como lema “A JUVENTUDE PARTICIPANDO MUDA O BRASIL.

A referida conferência contou com um grande numero de participantes, na maioria adolescentes e jovens, que se inscreveram como participantes da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Quixelô, na condição de delegados (as) ou convidados (as), como também pessoas representantes da sociedade civil, de instituições, do Poder Público, gestores públicos, representantes de conselhos municipais e outras autoridades interessadas nas questões relativas à temática da juventude.

Um dos objetivos da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Quixelô foi  analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, específica e exclusivamente sobre a participação da juventude reconhecendo a diversidade de expressões do segmento, além de garantir um processo cada vez mais digitalizado e conectado com as novas tecnologias de comunicação.

Para isso foi convidado o senhor Antonio Amorim Rodrigues – Presidente da Ematerce “profundo conhecedor do tema” que ministrou a palestra Magna da Conferência. Depois da palestra foi apresentado 11 (onze) eixos temáticos, que implementaram as discursões, conforme seguem:

 

I. Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;

  1. Direito à Educação;
  2. Direito à Profissionalização, ao Trabalho e a Renda;
  3. Direito à Diversidade e a Igualdade;
  4. Direito à Saúde;
  5. Direito à Cultura;
  6. Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
  7. Direito ao Desporto e ao Lazer;
  8. Direito à Sustentabilidade e ao Meio-Ambiente;
  9. Direito ao Território e à Mobilidade;
  10. Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça.

A Comissão Organizadora Municipal e a Coordenação Geral, atuou, atendendo aos aspectos técnicos, políticos e administrativos, orientou o processo de organização da análise dos eixos temáticos, bem como elaborou os documentos técnicos decorrentes do debate e dos grupos de trabalho. E no final da Conferência foi elaborado o Relatório Geral contendo o resultado dos trabalhos aprofundados pelos grupos de acordo com os eixos temáticos e outros documentos decorrentes da Conferência Municipal da Juventude de Quixelô, para ser encaminhado à Comissão de Relatoria da 3ª Conferência Estadual da Juventude. E posteriormente para a Conferência Nacional da Juventude.

É a Prefeitura Municipal de Quixelô – Administração “Escrevendo uma Nova História” trabalhando para que a juventude seja protagonista desta mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *