A Secretaria Municipal da Assistência Social de Quixelô em parceria com o SESC Iguatu – CE realizou várias oficinas e cursos oferecidos gratuitamente à população quixeloense. Com aulas teóricas e oficinas práticas, os monitores e oficineiros do SESC e do CRAS juntamente com os coordenadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV realizaram:
- Oficina de Contação de Histórias;
- Oficina Palestra sobre Higiene Bucal;
- Oficina de Chocolate;
- Curso de Dança de Rua.
Na Brinquedoteca Municipal aconteceu a Contação de História Infantil para 32 crianças abordando a linguagem da ilustração e o livro ilustrado, o gênero que integra a potência narrativa do desenho e da palavra na construção da obra, interpretando e dando vida aos personagens trabalhando a ludicidade, para um maior envolvimento das crianças com a literatura.
No CRAS, foi realizada uma palestra sobre Higiene Bucal direcionado para adolescentes e jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, atendendo um público de 43 participantes. Dentro do tema falou-se sobre as medidas que podemos adotar para se ter uma boa higiene bucal para manter os dentes e gengiva em ordem. Ações que contribuem para que você tenha uma boa aparência, que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Técnicas e cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.
Na Sede da Assistência Social foi ministrada uma Oficina de Produção de Chocolates (bombons e trufas) oferecido a um grupo de mulheres do PAIF (Programa de Atendimento Integral a Família) com o objetivo de ensinar as 21 participantes a confeccionar bombons e trufas de chocolate, na forma artesanal, para através desse trabalho auxiliar na melhoria da renda familiar e promover a ampliação das relações interpessoais e o desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho.
Nesse contexto foi oferecido ainda às crianças e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos um Curso de Dança de Rua como forma de expressão corporal livre e de improvisação, estimulando o autoconhecimento, trabalhando a respiração através de movimentos com diferentes graus de tensão/relaxamento muscular. E principalmente o aprendizado de coreografias de dança de rua como forma de entretenimento, diversão e diminuição da ociosidade.
É a Prefeitura Municipal de Quixelô trabalhando para a formação do cidadão quixeloense de forma sustentável.
Administração Escrevendo uma Nova História.