Primeira EXPOQUIXELÔ supera expectativas!

Quixelô abriu o calendário de eventos do estado do Ceará com a EXPOQUIXELÔ que aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro no Centro de Eventos com a exposição de caprinos e ovinos. O evento superou as expectativas de visitas ao parque e de presença da população aos shows que aconteceram à noite e que foi estimado pelos organizadores, em 9 mil pessoas, nos 3 dias do evento.

O evento realizado pela Prefeitura de Quixelô, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, comandada por Hélio Gomes, em parceria com o Governo do Estado e com apoio de diversas assosiciações de criadores de caprinos e ovinos foi transmitido ao vivo pelas redes sociais através da TV do Bode.

Agricultura Familiar

Voltada para o agropecuário e agricultura familiar o evento integrou as comemorações alusivas aos 35 anos de emancipação política do município e contou com a participação de 48 expositores locais, de Iguatu, de outras cidades do interior cearense e de estados vizinhos.

Quixelô é um município predominantemente agrícola onde 47% da população vivem da agricultura e do campo. “Receber essa exposição se torna um marco em nossa história, marco para nossa agricultura. Temos em nossa cidade expositores de diversos locais”, destacou Adil Júnior, chefe de gabinete da Prefeitura de Quixelô.

Estiveram na EXPOQUIXELÔ 300 animais de 16 raças. O criador de caprinos Francisco Alexandre, do vale do Faé, em Quixelô, levou para a exposição animais da raça Saanem, que tem aptidão para produção de leite. A exposição teve ainda concurso de derivados do leite, que é o doce, o queijo de cabra temperado, e o comum, e também um concurso gastronômico. Além disso ocorreram julgamento de animais, oficinas, e shows musicais que começaram às 22h e reuniu uma multidão no Centro de Eventos. Domingo, 02, aconteceu às 8h na igreja matriz, missa em Ação de Graças e, às 17h, a tradicional partilha do bolo comemorativo pelos 35 anos do município (vide posts no Facebook no final da matéria).

Camarão para todos os gostos

Outro momento que chamou muita atenção dos visitantes foi a Barraca do Camarão que serviu a iguaria de todo jeito e para todos os gostos. Os camarões foram produzidos na Fazenda Ilha Camarão, de propriedade de um grupo de empresários quixeloenses.

Leite e Mel

De acordo com dados do município, Quixelô produz diariamente 40 mil litros de leite que são destinados para duas grandes empresas de laticínios do Ceará. A apicultura produz, anualmente,  3 toneladas de mel de ótima qualidade e agora, também, produz camarões criados em cativeiros, em tanques espalhados por mais de 22 mil hectares de terra. Quixelô produz 30 mil quilos de camarão para exportação e atende também ao mercado interno. “Todas essas ações contam com o apoio da gestão municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente”, declarou Adil Júnior.

SAÚDE – Exames de Mamografia

Na programação também ocorreram atendimentos destinados à saúde. Em destaque a vinda do caminhão da mamografia – Amigo do Peito – que atendeu a 120 mulheres. Também aconteceram atendimentos especializados para 35 pacientes de UROLOGIA e 30 para GINECOLOGIA e OBSTETRÍCIA.

Presença do Governo do Estado

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, De Assis Diniz e o coordenador do COAPE, o quixeloense, Márcio Peixoto, estiveram presentes visitando o evento. Confira o vídeo com a fala do secretário e a da prefeita Fátima Gomes.

Recebemos a visita do secretário da SDA do Governo do Ceará, De Assis Diniz durante a abertura da EXPOQUIXELÔ 2020. Quixelô abre oficialmente o calendário de feiras agropecuárias do Ceará.

Posted by Prefeitura Municipal de Quixelô on Saturday, February 1, 2020



GALERIA DE IMAGENS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *