X Conferência de Assistência Social aconteceu sob o tema ‘Desafios e possibilidades em tempos de crise’

O plano decenal 2016 – 2026 de Assistência Social foi revisado e refeito para que seja continuado em sintonia com as ações necessárias para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O evento acontece a cada dois anos e reúne os segmentos mais representativos da sociedade quixeloense para discutir as políticas sociais destinadas a atender os mais carentes e aqueles que estão em situação de risco.

O tema desta edição foi “Desafios e possibilidades em tempos de crise” que foi também o motivo da palestra da assistente social e especialista em Políticas Sociais e Gestão do SUAS, Rita de Cássia Clares.

Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, Jackson Melo (representando a prefeita Fátima Gomes); a secretária de Assistência Social, Gesilene Josino; o presidente do CMAS, Wagner Freitas; Verilândia Guedes, representando a Câmara Municipal; dr. Valdegraço, representando a Procuradoria Municipal; Bia Soares, representando a Secretaria de Educação; articuladora do Selo UNICEF, Jucirene Ana e representando os usuários Josefa Levino.

A abertura do evento aconteceu após a reprodução do Hino Municipal de Quixelô, tocado por Afonso Reis ao violão e em seguida apresentações musicais e recital de poemas. Na sua fala a secretária de Assistência Social, Gesilene Josino, enfatizou a dificuldade atual. Para ela “ estamos vivendo o pior momento e o pior cenário futuro para tudo que se relacione a assistência social’, finalizou a secretária.

Após a aprovação do regulamento da X Conferência chegou a vez da palestrante do evento. Rita de Cássia Clares reforçou a fala da secretária acrescentando que essa ação visa desmontar e destruir tudo para que o modelo assistencialista retorne e assim as pessoas sejam manipuladas por conta de uma estratégia proposital dedicada a alienar as pessoas; anestesiar para poder continuar o processo de desconstrução e abandono daqueles que mais precisam.

Após a palestra, os presentes se reuniram em grupos para deliberar as ações e revisar o que foi executado nos últimos dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *