Aula Inaugural abre o Curso de Formação de Jovens Brigadistas de Valor em Quixelô

A prefeita Fátima Gomes participou neste sábado, 14, da Aula Inaugural do Curso de Formação de Jovens Brigadistas de Valor realizado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura de Quixelô e o Governo do Estado.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

São repassadas instruções aos jovens entre 14 a 17 anos, noções cidadania, moral, ética, disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Estes jovens são orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndio e como preveni-los.

Desde sua implantação já passaram pelo projeto mais de vinte mil jovens. No ano de 2019, existem 75 Núcleos, sendo atendidos 2.975 alunos em todo o Estado do Ceará.

A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítico transformadora.

GALERIA DE IMAGENS