Confraternização e o encerramento das atividades do Agentes de leitura de Quixelô edição de 2017

O artista plástico Arivânio Alves é um dos agentes de leitura

Aconteceu dia 27 de dezembro a confraternização e o encerramento das atividades do Agentes de leitura de Quixelô edição de 2017, nas comunidades de Gaspar 1 e 2, Riacho do Meio 1 e 2, Várzea Redonda, Cunhã Poti, Pitombeira e Lagoa do Jatobá.

Durante o evento as famílias puderam falar da importância do projeto na comunidade e os resultados obtidos. No dia 04 de janeiro de 2018 acontecerá na sede de Quixelô o encerramento das atividades dos Sitio Coqueiros, Poço da Pedra e das famílias residentes na Sede do Município.

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT junto com o Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.

No Projeto cada Agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura/IFAL elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará/IPECE.