II Fórum de Educação Superior do Centro Sul do Ceará: Prefeita Fátima Gomes reúne-se com reitor da UECE.

Reitor da UECE professor Jackson Sampaio
A prefeita Fátima Gomes esteve reunida na FECLI em Iguatu com o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, onde participou junto com representantes de outros municípios da região Centro Sul para tratar de assuntos relativos ao II Fórum de Educação Superior do Centro Sul do Ceará.
Na ocasião foram apresentados alguns modelos de projetos executados em parceria entre UECE/IEPRO (Instituto de Estudos Pesquisas e Projetos da UECE) e as prefeituras com foco na capacitação das pessoas e no desenvolvimento dos municípios. Também foram anunciados novos cursos de mestrado na área de ciências e letras que serão ministrados na UECE de Iguatu conforme informou Gladston da Costa Leite, diretor da FECLI – Faculdade de Ciências e Letras de Iguatu.

Rozalba Almeida Secretária de Educação e Natália Gomes Chefe de Gabinete. Equipe da gestão de Fátima Gomes
Gladston ressalta que antigamente o filho de agricultor seria agricultor, também. Mas hoje, com a oportunidade do ensino superior, que ficou mais próximo, essas pessoas que tinham que se deslocar para Fortaleza ou Crato, agora podem se qualificar aqui. “Há caso de um filho de agricultor que se formou aqui e hoje possui doutorado e ensina no Instituto Federal em Sobral.” Destaca o diretor da FECLI.

A UECE cresce e torna-se uma das mais respeitadas universidades do Nordeste

Resultados importantes apresentados em slide
O reitor Jackson Sampaio destacou que após a primeira gestão do governo Lula, houve uma ampliação do Instituto Federal de quatro unidades para trinta e duas. Hoje o Ceará possui quatro universidades públicas federais, três universidades públicas estaduais e uma universidade privada que é a UNIFOR o que coloca o Estado como um dos que mais ofertam vagas no ensino público. Os centros universitários e faculdades integradas somam 7 unidades no Ceará. A UECE hoje possui 45 cursos de pós-graduação Stricto Sensu, sendo 34 de mestrado. Hoje a Universidade Estadual do Ceará tornou-se grande e complexa a ponto de poder oferecer cursos superiores de pós e doutorado com qualidade equivalente às melhores do Brasil. No Brasil, de cada 100 estudantes universitários apenas 20 são públicos e 80 privados.

O poder transformador da educação

Prefeita Fátima Gomes e o reitor Jackson Sampaio
Na ocasião a prefeita Fátima Gomes enfatizou a crença na capacidade transformadora da educação e a vantagem de poder proporcionar à população um ensino superior de qualidade. O leque de oportunidades e de parcerias para cidades como Quixelô é grande e estas oportunidades podem acelerar o processo de crescimento das oportunidades para os nossos jovens, permitindo uma elevação na quantidade da nossa mão de obra que possua ensino superior ou uma melhor qualificação técnica.
O II Fórum de Educação Superior do Centro Sul do Ceará é um evento promovido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), em parceria com a Prefeitura de Iguatu.