DIA 08/02 COMEÇA A III SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Acontecerá de 08 a 11 de fevereiro, em Quixelô, a III SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social.

A campanha que marca a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituida pela lei 13.798/19 que acrescentou o ART. 8° dentro do Estatuto da Criança e adolescente(ECA), é celebrada anualmente no mês de fevereiro. A data conta com a campanha de conscientização e tem por objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativasque contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

No Brasil, os adolescentes representam cerca de 20% da população. Um dos principais problemas de saúde nesta faixa etária é justamente a gravidez precoce.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, além do uso inadequado de contraceptivos contribuem para o agravamento da situação.De acordo com informações da Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Pediatria, são inúmeros os fatores de riscos na gestação precoce tanto para a mãe como para o bebê. Por isso, a prevenção é tão importante.

O cuidado e atenção com a criança e o adolescente, o suporte familiar, a informação e a educação sexual são fundamentais para reduzir os casos de gravidez na adolescência. O uso correto de camisinhas e anticoncepcionais também é outra importante forma de evitar a concepção.

O municipio de Quixelô contará com a seguinte programação:

08/02 segunda feira– Live de abertura da III Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescêcia;

09/02 terça feira – Divulgação da Campanha pelas ruas da acidade com carro de som;

10/ 02 quarta feira – Participação do Conselho Tutelar e Nuca na rádio comunitária;

11/02 quinta feira – Cine cultura com exibição do filme ‘’JUNO’’

12/02 SEXTA FEIRA – Roda de conversa entre um profissional de saúde e adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *