Mata Fresca terá a segunda casa de mel de Quixelô

A prefeita Fátima Gomes esteve no Gaspar para assinar contrato que autoriza a construção de mais uma casa de mel em Quixelô. Desta vez será a Mata Fresca que ganhará uma casa de mel.  Em Quixelô, uma parceria entre o Banco do Nordeste, a ASSOAAQ – Associação de Apicultores de Acopiara e Quixelô, o Elo Amigo e a Prefeitura vem preparando terreno para que a região tenha uma excelente produtividade e com isso emprego e renda.

A região centro-sul vem desenvolvendo bons projetos.

Não é novidade que uma das alternativas para produzir na seca e com poucas chuvas é a apicultura. O nosso clima e a nossa flora ajudam bastante e as abelhas retribuem com mel de excelente qualidade. O mel brasileiro é reconhecido no mundo todo, porém ainda tem baixa produtividade e é tratado como remédio no Brasil, enquanto na Europa é um alimento muito valorizado.

Mas que mercado é esse tão doce para vendas e que você pode participar mesmo sendo um pequeno produtor?

Prefeita Fátima Gomes fala sobre essa nova casa de mel

Em 2016, o setor faturou mais de R$ 470 milhões. O país exportou, naquele ano, segundo o  IBGE, mais de 24 mil toneladas. O mel brasileiro e seus derivados são considerados orgânicos e estão entre os mais puros do mundo e têm grande aceitação nos mercados europeu e norte-americano. A mistura não é aceita pelos mercados europeus. Enquanto cada europeu consome 1,5 quilo per capta, entre os brasileiros o consumo não ultrapassa 100 gramas. Mais conhecido in natura, ele também é utilizado na indústria de cosméticos, com variedade de produtos, cremes, hidratantes e máscaras faciais, entre outros.

A grande ameaça está na perda de colmeias proporcionadas pelo uso de agrotóxicos, monoculturas em grandes extensões, provocando algumas doenças e, algumas vezes, dizimando as colmeias. Quixelô tem trabalhado para evitrar que isso venha a contecer.

Criar abelhas é um grande negócio. O manejo não é algo complicado e gera uma boa receita e você pode se beneficiar disso e de seus sub produtos como a cera, a geléia real e a própolis. Além disso você preserva o meio ambiente pois para criar abelhas você não precisa usar venenos.

O que falaram os parceiros

GALERIA DE IMAGENS