Os avanços na Saúde de Quixelô em 2018

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quixelô está trabalhando diariamente para, muito em breve, entregar mais duas novas UBS, cinco novos Pontos de Apoio da Saúde, totalmente reformados e mais duas novas ambulâncias, além das três já entregues.

Em 2018 os avanços foram muitos. A Saúde recebeu 100 Mil Reais de premiação, por ter atingido as metas da Campanha de Combate as Arboviroses. Em novembro, iniciou a reforma da Academia da Saúde para oferecer uma melhor estrutura aos usuários desses serviços.

Enquanto muitas prefeituras do Ceará estão com dificuldade para o pagamento dos servidores, em Quixelô o OS SALÁRIOS estão em dia e, desde setembro, os servidores da Saúde estão recebendo o tão sonhado Plano de Cargos, Carreiras e Salários, e, mais recentemente, foram contemplados com os novos valores do PMAQ.

Resultados e elogios da população

No campo do atendimento à população as consultas e exames especializados continuam batendo todos os recordes de quantidade e qualidade e de aprovação por parte da população. Só em endoscopias realizadas, apenas em Quixelô, a previsão é atingir, em 2018, 200 exames realizados para esta especialidade. As pequenas cirurgias, realizadas habitualmente no centro cirúrgico do Hospital de Quixelô, que foi reaberto na gestão da prefeita Fátima Gomes, têm ajudado a resolver pequenos problemas com maior rapidez, sem filas e sem a necessidade de grandes deslocamentos.

A saúde mental da população também recebe a atenção especializada. Quixelô possui um médico psiquiatra. Além do psiquiatra tem ainda o clínico geral, enfermeiro e assistente social.

Reconhecimento do Governo do Estado

O sucesso nas Campanhas de Vacinação é digno de elogios por parte dos governos estadual e federal. Foram atingidas todas as metas e ainda alcançaram as primeiras posições no ranking do Estado, sendo premiados, inclusive, por isso também.

As ações de prevenção representam outro grande trabalho da secretaria comandada por Rílson Andrade junto com toda a sua equipe de competentes profissionais.  As campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul acontecem desde 2015 em todos os PSF’s com a garantia dos exames de rotina, exames de PSA e as Mamografias a todos os que agendaram.

A Saúde de Quixelô é reconhecida Brasil afora pela qualidade do trabalho realizado e a prova disso são os constantes convites para participar dos eventos aonde, Quixelô, por vezes, chegou a representar o Estado do Ceará.

“Estamos conseguindo levar a Saúde o mais perto possível da comunidade”. Rílson Andrade, secretário de Saúde

Os exames laboratoriais continuam sendo feitos de forma descentralizada nos sete postos de saúde e o atendimento noturno na Sede, segue recebendo elogios da população a cada edição.

Um dos segredos desse sucesso é a constante capacitação para continuar oferecendo, junto com toda a equipe, o que há de melhor e mais moderno ao usuário dos serviços da Saúde local. Em novembro está acontecendo o treinamento da equipe de atendentes do todos os setores da saúde, tudo com o foco na malhoria da prestação de serviços à população.

Cuidar das pessoas, mesmo em tratamento fora da cidade, também têm sido uma prática que recebe o reconhecimento da população. A Casa de Apoio e a garantia do transporte diário pra Fortaleza e Cariri já garantiram atendimento com conforto a centenas de quixeloenses.

Rílson Andrade, secretário de Saúde

Rílson Andrade, secretário de Saúde deixa claro que “jamais deixará de agradecer a toda nossa equipe (Profissionais, Técnicos e Coordenadores), porque sem eles nada disso teria sido possível. Agradecer ao apoio recebido não somente da nossa Prefeita Fátima Gomes, bem como de todos os Vereadores da situação que acompanham de perto o nosso trabalho, e em especial à população do Quixelô que sabe que apesar das inúmeras dificuldades, nós temos feito o que está ao nosso alcance para lhes oferecer uma saúde de qualidade, e consciente que ainda há muito que melhorar, reafirma nosso compromisso de continuarmos nessa busca diária do alcance dessas melhorias”. Finaliza Rílson.

O ano de 2019 para a Saúde do quixeloense será ainda de mais conquistas, pois a determinação da prefeita Fátima Gomes é que tudo seja feito pensando nas pessoas para construir uma cidade de todos.

 

CONFIRA COMO FORAM OS NÚMEROS DA SAÚDE EM 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *