PREFEITURA DE QUIXELÔ REALIZA SEMINÁRIO MUNICIPAL PAIC/PENAIC

A Administração Escrevendo uma Nova História, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta manhã (11/03) o SEMINÁRIO MUNICIPAL PAIC/PNAIC – referente ano 2015 com o tema: “Alfabetizar Letrando numa perspectiva interdisciplinar”.

Estiveram presentes uma participação integral de todos os profissionais que fazem a Secretaria municipal de Educação juntamente com representantes da CREDE 16 e do IMEP, dentre outras autoridades locais.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC,  é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o alcance desses objetivos, as Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, foram definidos conteúdos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e  acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

Em 2015, aconteceu a integração dos dois programas PAIC–PNAIC, uma parceria firmada entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, visando promover a integração entre as ações estaduais/municipais e federais com o objetivo de atender a Meta 5 do Plano Nacional para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.

No Estado do Ceará, devido toda essa discussão com a integração dos programas as formações só tiveram início em novembro com os professores alfabetizadores inseridos no SIMEC e concluídas agora em março com  os  seminários municipais, fechando esse ciclo com o Seminário Estadual.

Dando continuidade o Hino municipal de Quixelô foi cantado pelo Coral canto Livre, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os alunos do 1º ao 4º ano de 2015 da E.E.F. José Maia Filho, fizeram uma encenação teatral com a história “Menina bonita do laço de fita” .

Em seu discurso a Prefeita Fátima Gomes parabenizou a todos os professores, falou um pouco relembrando a sua experiência como educadora e finalizou falando da importância de aproveitarmos o dia do planejamento para aproveitarmos esse dia para implementar nossa criatividade e nossa didática como também nossa metodologia na construção do ensino aprendizado.

 

A professora Valeska Andrade – Formada em História e Jornalismo pela UFC. Pós-graduada em Cultural Brasileira e Projetos Sociais. Professora da Rede Estadual e Avaliadora de Projetos Sociais e Culturais, Agente pedagógica da editora IBEP, ministrou uma palestra com a temática: “Alfabetizar Letrando numa perspectiva interdisciplinar”.

Depois aconteceu a Apresentações de Experiências exitosas nas turmas do 1º ao 3º ano do PNAIC/PAIC 2015

Representando a turma do 1º ano, a experiência exitosa selecionada para participar da seleção do Seminário Estadual da professora Maria de Fátima Camilo da EEF Joaquim Gomes da Silva – Mulungú.

Representando a turma do 2º ano, a experiência da professora Maria Eugenia Almeida de Araujo da EEF José Francisco da Silva – Mundo Novo.

Representando a turma do 3º ano, a experiência da professora Doriscleide Nascimento da Silva Almino  da EEF José Maia Filho – Sede.

Ao final do Seminário foi entregue certificados correspondentes ao ano de 2013 do PNAIC e das formações do PAIC – editora IMEPH correspondente a 2014, e todos após o almoço, foram para as escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quixelô no ZAP! Ouças as principais notícias