Projeto Água capacita técnicos e comunidades para preservar o precioso líquido

Começou em Quixelô os cursos relacionados ao Projeto ‘Água  – cuidar, armazenar e economizar para não faltar’

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Quixelô, em parceria com o Governo Federal, via FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, através de emenda parlamentar do deputado federal Jose Aírton (PT) e tem como finalidade capacitar pessoas para serem multiplicadoras de ações voltadas para o uso inteligente da água, principalmente em lugares onde ela está cada vez mais escassa – como ocorre atualmente no município, que viu as águas do açude Orós ser desviadas para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza.

A falta de água em Quixelô tem causado grandes prejuízos à economia local. A piscicultura está paralisada, o gado está sem água e agricultura familiar passa por dias muito difíceis.

O projeto Água ajuda, principalmente, a utilizar de forma racional a pouca água armazenada. Serão capacitados os agentes de saúde, associações comunitárias, técnicos de várias secretarias municipais e pessoas interessadas em aprender mais sobre o gerenciamento desse recurso hídrico.

O evento ocorre de 24 à 30 de junho e acontecerá nas seguintes localidades:

Capacitações – Centro Cultural, Câmara Municipal, Sítio Carnaubinha do FAÉ e Lagoa do Pé da Serra.

Palestras de Campanhas – Sítios Gaspar e Angicos e na Escola José Maia.

O Fórum sobre a água acontecerá na Câmara Municipal de Quixelô.