Quixelô em primeiro lugar no SPAECE 2018 da CREDE 16 com médias acima do Ceará

Em entrevista ao programa ‘Conhecimento no Ar’ da Rádio Jornal FM, o secretário de educação de Quixelô, Vlaudemir Alves destacou os excelentes resultados da Educação do município no SPAECE 2018.

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) tem como objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado, sendo um importante e eficaz instrumento de gestão.

O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado do Ceará, produzindo resultados por aluno, turma, escola, município, credes e estado.

OS NÚMEROS

Quixelô hoje é destaque entre os municípios da região e no Estado.

A proficiência do 5º ano em língua portuguesa é de 235,3; enquanto a média do Estado é de 229,3. Já no 9º ano em língua portuguesa é de 273,2 e matemática 287,1; enquanto a média do Estado é de 260,8 e 260,0; respectivamente.

Na CREDE 16 Quixelô se destaca e é o primeiro colocado em língua portuguesa no 5º ano e o primeiro colocado no 9º ano em língua portuguesa e matemática. Segundo o secretário o município precisa melhorar a proficiência do 2º ano e que está sendo intensificados os trabalhos com essas turmas.

A Secretaria está avaliando os resultados em reuniões com os núcleos gestores de cada escola para estabelecer prioridades e planejar ações que venham a melhorar ainda os resultados do município.

Segundo Vlaudemir os resultados expressivos foram construídos gradativamente ao longo dos anos e é fruto de um trabalho coletivo que envolve desde a Prefeita Fátima Gomes, a equipe da secretaria de educação, diretores, coordenadores, professores, auxiliares de serviço e motoristas.

Entrevista do Secretário de Educação para a Rádio Jornal de Iguatu