QUIXELÔ REALIZA BLITZ E CAMPANHA PARA ERRADICAÇÃO E PREVENÇÃO DA FEBRE AFTOSA

A Prefeitura Municipal de Quixelô através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, em parceria com a EMATERCE, ADAGRI e Governo do Estado, realizou hoje (25) uma Campanha para Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

Uma blitz movimentou toda a cidade na luta contra a febre aftosa em busca de um município livre da doença.

O objetivo é avisar, conscientizar e fomentar os agricultores, agropecuaristas e criadores de gado, para a importância de vacinar seu rebanho.

Nossa manifestação segue o calendário do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) que tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A VACINAÇÃO É OBRIGATÓRIA PARA TODOS OS ANIMAIS, independentemente da idade e da raça do animal.

IMPORTANTE!!!

• A primeira dose deve ser aplicada até o dia 31 de maio e a segunda dose deve ser aplicada em novembro deste mesmo ano;
  • Depois de vacinar os animais, o criador deve ir até  a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente para comprovar que aplicou a dose da vacina.

Segundo o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pesca e Aquicultura – MAPA, o produtor que não imunizar o rebanho sofre restrição quanto à movimentação do gado, pode ser multado e ainda perder recursos dos Programas Sociais.

Vacinar é a solução. Precisamos continuar vencendo a Aftosa. Por isso, vicie seu gado até o dia 31 de maio de 2016 e declare na Secretaria da Agricultura do Município ou no Escritório local da EMATERCE.

Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Quixelô

Administração Escrevendo uma Nova História.