Quixelô realiza o II Seminário de Culminância das Atividades do PNAIC

A administração Escrevendo uma Nova História, por meio da Secretaria de Educação, realizou no dia 06 de fevereiro  na Câmara Municipal de Quixelô o II Seminário de culminância das atividades do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), realizadas durante o ano letivo de 2014.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Durante o evento em que estiveram presente a Prefeita Fátima Gomes, o Secretário Municipal da Educação Francisco Heber, a Secretária Adjunta Professora Marcelania Alves de Oliveira, Gerente do PAIC e coorde

nadora do PNAIC no município de Quixelô, a professora Auremilia Abreu de Araújo, os Vereadores e demais professores e Funcionários Públicos, participaram de apresentações culturais, palestras e apresentação de experiências exitosas na Educação de Quixelô no ano de 2014 e planejamento das ações para o ano de 2015.

É com a participação de todos que a Administração Escrevendo uma Nova História trabalha desejando fazer com que a Educação do Município de Quixelô seja de qualidade e o Município se desenvolva de forma sustentável.