Quixelô recebe o Programa de Produção de Palma Forrageira

A Prefeitura Municipal de Quixelô – Administração “Escrevendo uma Nova História” por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, recebeu neste dia 11 de fevereiro de 2015 representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), para implantar no município o Programa Estadual de Produção da Palma Forrageira.

O referido programa visa à revitalização e o uso da palma forrageira como uma das alternativas para combater a estiagem.

Os Agricultores locais fizeram manuseio com a palma em dia de campo, na ocasião 20 Agricultores foram beneficiados com a doação de 37.700 palmas e ainda receberam orientações sobre o cultivo da palma, dicas sobre os tratos culturais da planta, palma na alimentação animal e, também, na alimentação humana.

A plantação de um hectare de palma forrageira mantém alimentadas até 16 cabeças de gado bovino e até 120 cabeças de ovino e caprino por seis meses.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o Estado do Ceará vai distribuir 4,2 milhões de raquetes de palma forrageira, por meio do Programa Hora de Plantar 2013. Deste total, 1,2 milhão já estão sendo distribuídas. A distribuição será feita pelos escritórios da Ematerce.

Esse é mais um compromisso da Administração “Escrevendo uma Nova História”  com o Agricultor quixeloense na busca de fazer com que o município se desenvolva de forma sustentável, pois a produção de palma forrageira é uma atividade bastante rentável. Segundo informações da SDA em cada hectare plantado é possível se conseguir uma produção de até 90 toneladas de palma forrageira. Com essa alternativa além de superar a estiagem o nosso agricultor pode ampliar os seus negócios com a venda do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quixelô no ZAP! Ouças as principais notícias