SAÚDE – Quixelô passa a coletar exames laboratoriais nos PSFs das comunidades

A Prefeitura de Quixelô, através da Secretaria de Saúde do Município, está coletando sangue e urina em todos os PSF’s das comunidades

“Os exames normalmente são coletados em postos centrais, mas poucos municípios e, apenas os de grande porte, descentralizam essas coletas”. É o que afirma o secretário da Saúde, Rílson Andrade, que complementa dizendo que “mesmo apesar das dificuldades a Saúde em Quixelô evolui e o município entra no seleto clube daqueles que vão ao paciente”. Finaliza, Rílson.

As vantagens são enormes, como ganho de tempo, por exemplo. Uma ida a cidade para uma coleta de sangue gera custos significativos para quem é de baixa renda e mora no campo. Em algumas situações “perde-se a manhã toda e só estaria de volta à tarde”. É o que diz Dona Francisca Balbina, do Barroso.

Em pouco mais de uma hora de trabalho a equipe de coleta chefiada por Elcivanda do Carmo recolheu cerca de 10 amostras de sangue e três de urina. O resultado mostra que tanto para a gestão quanto para os munícipes o novo modelo de atendimento tende a dar maior agilidade à saúde e melhor conforto à população.

Para Benite Maria da Silva, moradora do Mansinho, o ganho de tempo e ser perto de casa são duas grandes vantagens. Leidiane Lopes da Silva destaca o fato de que muitos não possuem condução e ficam esperando o transporte de linha e as caronas que não têm hora para passar e assim perdem muito tempo. O senhor Lauro da Silva, do Barroso, também aprova o novo sistema de coleta da Secretaria de Saúde.

A marcação continua sendo na central de exames. Para maiores informações procure seu agente de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *