Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas capacita profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Quixelô em parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas está capacitando os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para atuarem nos programas de prevenção às drogas.

Uma das ferramentas, o Jogo Elos, voltado para crianças de 6 a 10 anos, se traduz em uma proposta lúdica na qual educandos, divididos em equipes, são convocados a seguir certas regras de convivência, combinadas coletivamente entre alunos e professor e tem como objetivo de construir novos modos de convivência social.

O programa busca incidir sobre comportamentos do tipo agressivo, hiperativo, tímido e isolado socialmente, considerados fatores de risco a possíveis problemas psicossociais, entre eles o envolvimento abusivo com o uso de álcool e outras drogas.

Já o Programa Famílias Fortes será desenvolvido no CRAS e contemplará famílias de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, através da realização de grupos semanais envolvendo pais e filhos.