SECRETÁRIOS DA PREFEITURA DE QUIXELÔ PARTICIPAM DE REUNIÃO NA APRECE, PARA DISCUTIR SOBRE A CRISE FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS

IMG-20150921-WA0015

IMG-20150921-WA0016

O Secretário Municipal de Administração e Finanças senhor Vicente da Silva Filho e o Chefe de Gabinete Dr. Adil Vieira Junior, participam hoje de um reunião em Fortaleza, na APRECE, representando a Prefeita do Município de Quixelô senhora Fátima Gomes, para tratar de assuntos referentes a  crise financeira que assolam os municípios.

A referida reunião foi convocada pela Diretoria Executiva da APRECE, na pessoa do então Presidente Expedito José do Nascimento, convidando todos os Prefeitos e Deputados Estaduais, Federais e Senadores cearenses para discutir sobre a gravidade da crise financeira e os seus impactos nos municípios.

O encontro é resultado da grande inquietação dos gestores municipais por conta da dificuldade financeira enfrentada pelos municípios. A crise vem se manifestando de forma progressiva e crescente, tendo sido significativamente sentida no primeiro decênio de setembro, quando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos dos municípios, sofreu redução de mais de 38%.

A ideia é sensibilizar os parlamentares, para que os mesmos possam ouvir dos gestores municipais as diversas dificuldades que estão sendo enfrentadas, a exemplo da impossibilidade de cumprimento dos compromissos com pagamento de pessoal e fornecedores, além do não cumprimento dos percentuais de gastos orçamentários estipulados legalmente.

Entre os temas que deverão ser discutidos no encontro estão também os impactos econômicos gerados pelo desemprego ocasionado pela crise. Além disso, serão debatidas alternativas para garantir mais recursos aos municípios, como a votação em favor de repasses de percentuais da arrecadação de impostos, com ISS e CPMF, e mesmo um auxílio financeiro emergencial por parte do Governo Federal.

Fonte: www.aprece.org.br