Tradição de 20 anos: Via Sacra da Paixão foi encenada na comunidade da Carnaubinha do Faé

Traçamos com Cristo o caminho ao Calvário, uma tradição que dura mais de 20 anos.

A via sacra retrata os últimos passos de Jesus desde a sua condenação até a morte de cruz e sepultamento. Encenada na ultima sexta-feira 19 de abril de 2019, essa via dolorosa é um grande ato de fépara os católicos, que fazem da semana santa uma semana de jejum, caridade e oração.

 

 

Nisso traçamos com Cristo o caminho ao Calvário, uma tradição que dura mais de 20 anos. Mas que na última década vem sendo encenado pelo grupo de jovens JBJ – Jovens Buscando Jesus. O que causa maior comoção aos fiéis são as cenas de Jesus sendo crucificado. A comunidade de Carnaubinha do Faé viu a necessidade de se fazer um momento de reflexão e celebração das ultimas horas da vida terrena de Jesus e sua entrega pela humanidade. Todo anopassou a ser realizada na comunidade com a presença das comunidades vizinhas e se tornou uma das atividades mais tradicionais dos jovens da região.

A trajetória e o sofrimento de Jesus é um sinal de um Deus misericordioso e de amor. O Cristo morreu não por nossos pecados, porque isso seria injusto, mas para nos dá a salvação e o preço foi a cruz,hoje percorremos esse caminho diariamente nas quedas da vida, o cristão deve ser um imitador de Cristo, amando sem escolher a quem amar. fazendo do amor, humildade e perdão o seu tripé

A encenação contou com a participação de 27 atores, 10 na organização e um publico de mais de 100 pessoas ao longo das estações, o grupo utilizou de recursos próprios para a realização do evento, os apoios são de amigos e da comunidade de informalmente, a mobilização nos últimos anos se dá nas redes sociais e convites boca a boca, o grupo nos últimos anos se deteve a encenação da via sacra, mas também apresenta está a frente em momentos voltados a datas comemorativas e religiosas que a comunidade festeja.

A encenação da via sacra este ano deu-se inicio na capela Nossa Senhora das Graças, com a entrega de Jesus por Judas, a negação de Pedro e a primeira estação (Jesus é condenado à morte), as seguintes aconteceram numa caminhada de cerca de 1km, até onde aconteceu a crucificação, os momentos finais foram com a caminhada de volta à capela com o sepultamento no interior da mesma, o publico se retirou em silencio como um ato de comoção, reflexão e oração.

Texto e fotos: Érica Lopes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *