Você sabe tudo sobre DENGUE, CHIKUNGUNYA e ZIKA? Será mesmo? VEJA o vídeo!

DENGUE

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue comum tem como principais sintomas a febre e dores atrás dos olhos, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, falta de apetite e manchas vermelhas na pele. Já a dengue hemorrágica, tipo mais letal da doença, provoca sangramentos na boca, gengivas e nariz, dificuldade de respiração e fortes dores abdominais, além de confusão mental, boca seca e sede constante.

ZIKA

Tem como sintomas mais característicos febre, coceira pelo corpo, surgimento de manchas vermelhas na pele, dor nos ossos e articulações, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça. O vírus costuma permanecer no organismo de três a sete dias, geralmente sem complicações mais graves. Além da transmissão por meio do Aedes aegypti, o zika também pode ser passada de mãe para filho, por transplante de órgãos e medula óssea, transfusão sanguínea ou via sexual.

CHICUNGUNHA

Também transmitida pelo Aedes aegypti e com sintomas bastante similares aos do zika, como febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, a chicungunha também provoca náusea nas pessoas infectadas. No caso da chicungunha, a dor nas articulações costuma ser mais intensa, principalmente nos tornozelos e punhos. Nos primeiros dias, a doença provoca febres repentinas acima de 38,5 graus e artrite aguda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quixelô no ZAP! Ouças as principais notícias